Farmácia Moura

Segunda, 23 Out 2017

Checksaúde Ácido-úrico

O Ácido Úrico é um produto do metabolismo das Proteínas. A maior parte do Ácido Úrico produzido dissolve-se no sangue e é levado aos rins onde é eliminado na urina. Quando o organismo produz Ácido Úrico em demasia (devido à alimentação), ou não o consegue remover eficazmente, pode originar doenças, devido a Hiperuricemia.

São encontrados valores elevados de Ácido Úrico em casos de falência renal, gota, leucemia, psoríase, subnutrição, e em doentes tratados com fármacos citotíxicos.

Os níveis de Ácido Úrico podem ser determinados no sangue por um teste que pode ser realizado na Farmácia de preferência em jejum superior a 4 horas e evitando consumir nas horas anteriores álcool, cafeína, diuréticos e vitamina C, pois estes alteram os resultados para índices superiores.

Os valores normais do Ácido Úrico sanguíneo variam segundo o método utilizado, mas em geral os seus valores normais situam-se:

Homens: 2,5 a 7,0 mg/ml
Mulheres: 1,5 a 6,0 mg/ml

Valores elevados de Ácido Úrico podem-se traduzir em complicações como: gota, artrite, doença renal aguda ou crónica e litiase (pedra no rim, ureter e/ou bexiga).

A hiperuricemia esta também associada a factores de risco cardiovascular como Hipertensão Arterial, Colesterol elevado, Diabetes e Alterações Vasculares Coronárias. Para além da medicação, a dieta é muito importante quando se pretende baixar os valores de Ácido Úrico.